04 de novembro de 2015

Fórum discute tendências da gastronomia

Com o objetivo de resgatar as raízes da gastronomia paraibana e debater as tendências contemporâneas do setor no Brasil e no mundo, será realizado durante o Inova Gastronomia Paraibana mais uma edição do Fórum Paraibano de Gastronomia. O encontro faz parte das atividades do maior evento de gastronomia da Paraíba, que será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

Durante o Fórum, serão promovidas palestras e apresentados casos de sucesso e painéis, proporcionando aos participantes um profundo debate, ampliação e geração de conhecimentos. O evento contará com a presença de profissionais do setor, chefs e convidados de diversas regiões do país.

De acordo com o gerente do Sebrae em João Pessoa, Edilson Azevedo, o Fórum tem o propósito de trazer à discussão as raízes da gastronomia paraibana e debater a sua inserção nas tendências contemporâneas do setor, no Brasil e no mundo. “Este debate se dará a partir de palestras ministradas por especialistas na área, proporcionando aos participantes a ampliação de seus conhecimentos, além da geração de expertise gastronômica, com a valorização dos ingredientes locais, reforçando a criação da identidade gastronômica da Paraíba”, destacou.

O Inova Gastronomia Paraibana é promovido pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Fecomércio/Sesc/Senac. A 4ª edição do Inova Gastronomia Paraíba contará com a participação de 55 chefs e tem na programação Espaço de Negócios, Fórum Paraibano de Gastronomia, Feirinha cultural e Gastronômica, Aula Show e Oficinas. As inscrições custam R$160 (profissionais) e R$ 80 (estudante) e incluem a participação em todas as atividades da programação.

Programação do Fórum Paraibano de Gastronomia

Dia 17
14h – Palestra: Importância da relação da Bel com os pequenos produtores e como esta parceria se desdobra no desenvolvimento de seus Menus, em especial, no Clandestino (Bel Coelho)
14h55 – Caso de sucesso – Casa Gastronômica Expresso 500: Gastronomia e Sustentabilidade (Igor Guimarães)
15h30 – Discussões e Soluções: Conexão (José Henrique)
19h – Palestra: Gestão da Inovação (Ari Lima)

Dia 18
14h – Palestra: “A Casa do Porco Bar” – Marketing de Experiência em todos os sentidos para o cliente  (Jeffeson Rueda)
14h55 – Caso de Sucesso: “Paraíba do Mar ao Sertão” memórias da cozinha afetiva (Carlos Ribeiro)
15h30 – Coaching de Restaurante Coaching: O Sabor do Lucro (Roberto Braga/José Bonfim )
17h – SHRBS-JP (Marcos Varandas Filho)

Dia 19
14:00 – Cozinha Regional não Convencional (Onildo Rocha)
14:55 – Percepções sobre cozinha étnica praticada no nordeste tendo como exemplo nossas pesquisas atuais na Itália Franca e Japão. Dificuldades, diferença , similaridade e adequação ao mercado. (André Saburó / Duca Lapenda e Joca Pontes)
15:45 – Gestão de Água (Sebrae)
16:10 – SLOW FOOD (Izadora Evelin/Marinézio / Adilson Santana dois produtores)
17:00 –  SHRBS-JP

+ ver mais notícias

Realização

Apoio