04 de novembro de 2015

Evento gastronômico reúne mais de 55 chefs em João Pessoa

Cerca de 55 chefs paraibanos e de diversos estados do país estarão reunidos em João Pessoa, entre os dias 17 e 19 de novembro, durante a 4ª edição do Inova Gastronomia Paraibana, considerado o maior evento do setor no Estado. Durante três dias, empresários, gestores de restaurantes, bares e hotéis, chefs, profissionais e estudantes da área de nutrição e gastronomia irão discutir inovação, gestão e sustentabilidade como forma de fomentar o mercado gastronômico local.

Esta edição tem como tema “Sabores e aromas da cozinha paraibana” e vai debater sobre o sincretismo sociocultural das três raças que deram origem ao povo brasileiro e que colaboraram e influenciaram a gastronomia do nosso país. Na Paraíba, esta miscigenação contou ainda com elementos da cultura árabe, trazida tanto pelos imigrantes quanto pelos colonizadores portugueses, e pode ser conferida em pratos da cultura local como o alfenim, cartola, mungunzá doce e tantos outros.

A programação do Inova Gastronomia conta com Espaço de Negócios, Fórum Paraibano de Gastronomia, Feirinha cultural e Gastronômica, aulas show e oficinas. As inscrições custam R$160 (profissionais) e R$ 80 (estudante) e incluem a participação em todas as atividades da programação. Os interessados podem ser inscrever no site do evento: www.inovagastronomia.com.br.

De acordo com o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, o evento tem o propósito de trazer à discussão as raízes da gastronomia paraibana e debater a sua inserção nas tendências contemporâneas do setor, no Brasil e no mundo. “Este debate se dará a partir de palestras ministradas por especialistas na área, proporcionando aos participantes a ampliação de seus conhecimentos, além da geração de expertise gastronômica, com a valorização dos ingredientes locais, reforçando a criação da identidade gastronômica da Paraíba”, destacou.

Ao longo do evento, serão realizadas palestras, oficinas e aulas show, além de troca de ideias e informações entre os profissionais, gerando conhecimentos para o desenvolvimento do setor e contribuindo para que a Paraíba se destaque como destino turístico de qualidade gastronômica. O debate e aprendizado gastronômico serão ampliados com a participação de grandes chefs de cozinha da Paraíba, que irão interagir com profissionais de renome de diversas regiões do país, como chefs e pesquisadores da área.

O Inova Gastronomia Paraibana será realizado na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac, na praia do Cabo Branco em João Pessoa, e é promovido pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Fecomércio/Sesc/Senac.

+ ver mais notícias

Realização

Apoio